Boas práticas de RH e capacidade de geração de empregos da everis é reconhecida com Prêmio Top Employers
Quarta-feira, 06 Fevereiro, 2019

Consultoria tem políticas de RH estruturadas e inovadoras, que a tornam uma referência no mercado e desejada por jovens talentos. É também uma das grandes empregadoras de profissionais qualificados. Em 2019, pretende contratar mais 1.200  profissionais

A everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, integrante do Grupo NTT DATA, e uma das dez maiores empresas mundiais de serviços de TI, é reconhecida, pelo 4º ano consecutivo, com a certificação Top Employers, concedida pelo Top Employers Institute, entidade holandesa, que é autoridade global em melhores práticas de Recursos Humanos (RH), com atuação em 118 países.  

“Esta premiação representa um reconhecimento importante da excelência de nossas práticas de RH e das oportunidades qualificadas que oferecemos ao mercado nacional. Conquistá-la não é nada fácil, pois os critérios tornam-se mais rigorosos a cada ano, o que nos deixa muito orgulhosos por estarmos antenados e superarmos as expectativas na área de RH”, declara Rita Souza, diretora de People da everis Brasil.

Rita ressalta que o Top Employers se torna ainda mais especial por reforçar a capacidade da everis de atrair e reter talentos altamente especializados em um mercado no qual 44% dos jovens com ensino superior, entre 24 e 35 anos, não têm um emprego compatível com seu diploma, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Este cenário se deve à recuperação ainda lenta da economia nacional, que não está gerando empregos em quantidade compatível com o aumento da escolaridade da população. “Mas acreditamos que o setor empresarial já está se movimentando para mudar esta realidade e torcemos para que, assim como a everis, as empresas valorizem cada vez mais suas pessoas”, afirma a executiva. 

Segundo a diretora de People da everis, “o principal capital da empresa é e sempre será o humano, pois a atuação da consultoria se baseia nos saberes e dedicação das pessoas, bem como em sua capacidade de avaliar necessidades de negócios de empresas dos mais variados setores e perfis para propor soluções cada vez mais assertivas e inovadoras”. Outra característica da consultoria é estar sempre em busca de talentos e investir na promoção de um ambiente profissional motivador e interativo a fim de sempre oferecer excelência no atendimento aos seus clientes. 

Entre as razões para que a everis seja contemplada com o Top Employers há vários anos estão políticas bem-estruturadas e consistentes, como estratégias específicas para a conquista e manutenção de talentos; planejamento consistente da força de trabalho, tanto locada nas diferentes áreas internas, como nos projetos para seus clientes; e processos de integração, aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores eficazes. 

“Temos uma cultura global de excelência, inovação e integração das equipes, independentemente dos países em que atuamos. Esta cultura nos norteia a dedicar especial atenção à gestão de desempenho, carreira e sucessão; ao desenvolvimento de lideranças e a oferta de compensações e benefícios coerentes com nossa atuação mercadológica”, explica Rita.

Outro aspecto relevante para a certificação pelo Top Employers Institute é o fato da everis ser uma grande geradora de empregos. Em 2019, por exemplo, a consultoria abrirá 1.200 vagas, entre novos postos (65%) e reposição de profissionais (35%). As oportunidades são para consultores especializados em diferentes tecnologias, como Java, .Net, Android, iOS, Salesforce, entre outras; cientistas de dados; Scrum Masters; Agile Coachs; arquitetos; automatizadores de testes e talentos recém-formados em Tecnologia da Informação (TI).

“Felizmente, mesmo diante das crises políticas e econômicas dos últimos anos, a everis conseguiu crescer e obter um aumento significativo do número de projetos, o que vem impulsionando a contratação de mais profissionais. Simultaneamente, devido a uma gestão eficiente de desempenho, temos a oportunidade de estar sempre atentos para renovar algumas posições”, esclarece a executiva. 

A everis tem ainda como política global investir em programas constantes de capacitação e aperfeiçoamento profissional, que proporcionam inovação em suas ofertas aos clientes e garantem também desenvolvimento e crescimento aos profissionais. “Incentivar nossos profissionais a se aperfeiçoar é essencial para os negócios e o sucesso de nossa empresa, assim como para o fortalecimento de suas carreiras e trajetórias pessoais e profissionais”, destaca Rita.

Dentro desta política, um dos programas que se destaca é o “Becas” que, principalmente na área de Data & Analytics, possibilita que a everis inclua todos os anos jovens talentos em seus quadros. Desde 2017, por exemplo, aproximadamente 40 jovens recém-formados atuaram como trainees na empresa, dos quais 15 receberam propostas e foram integrados efetivamente à equipe em janeiro de 2019. “A maioria desses profissionais comenta nas entrevistas que se sente muito feliz com esse programa, pois é difícil encontrar vagas interessantes para recém-formados, pois a maioria das companhias do mercado exige ao menos um ano de experiência na área”, relata Rita.

Certificação Top Employers

Há 25 anos, o Top Employers Institute (TEI) certifica as melhores políticas e práticas de Recursos Humanos em 118 países, incluindo o Brasil. Neste período, a instituição teve a oportunidade de ver a transformação dos departamentos de Recursos Humanos em parceiros estratégicos para os negócios.

Ao conhecer e disseminar globalmente referências em RH, o TEI contribui para estimular a maior produtividade e a menor rotatividade nas empresas, com benefícios diretos para a geração de negócios, retenção de clientes e lucratividade. 

Seu processo de certificação dura, em média, seis meses, é extremamente rigoroso e respeitado internacionalmente, porque inclui uma auditoria detalhada, com mais de 100 questões, que abrangem mais de 600 práticas de gestão de pessoas, respondidas diretamente pelos colaboradores das empresas participantes. A qualidade destas práticas e documentações de processos também são avaliados comparativamente às demais empresas participantes. 

Para participar do Top Employers é necessário que a organização tenha um mínimo de 250 colaboradores nacionais ou 2.500 internacionais e que demonstre os mais altos padrões de excelência em gestão de RH.