evento latino-americano do Massachussets Institute of Technology -MIT
segunda-feira, 02 Setembro, 2019

A consultoria fará palestra sobre os benefícios e desafios da digitalização dos ambientes profissionais e oferecerá em seu estante uma experiência de como será o escritório do futuro com realidade mista na conferência “The future of Work”, promovida em parceria com a MIT Sloan Latin Americae a PageGroup.

A everis, consultoria multinacional de soluções  de  estratégia  e  de  negócios, levará  o conceito de “Digital Workplace”, e uma experiência com os óculos  Magic  Leap, uma solução de realidade mista(aumentada +virtual), com a qual o profissional pode mapear o  meio  ambiente  e  interagir ao  mesmo  tempo com soluções 3D,  à  conferência “The future of Work”,  que  ocorrerá  no  dia  29  de  agosto,  das 8hàs 17h.Ou  seja, a  everis levará ao evento a possibilidade dos participantes interagirem com elementos digitais e ao mesmo tempo com o ambiente e as pessoas do escritório real.

“Hoje já estamos começando a vislumbrar o ambiente profissional do futuro. Nós nos tornaremos cada vez maistrabalhadores do conhecimento e teremos de lidar com as novas  tecnologias, que  estão  transformando  escritórios,  centros  de  pesquisas  e fábricas, enfim todo o universo do trabalho”, afirma Pedro Javier López, sócio da everis responsável por Digital Technology no Brasil.

Durante o evento, Lopez fará, no dia 29/8, às14h, a palestra “The Digital Workplace”, na qual abordará sobre as transformações que vêm ocorrendo em diferentes ambientes de trabalho, as principais tecnologias que estão afetando e que impactarão as rotinas profissionais em escritórios, fábricas e laboratórios de pesquisa, entre outros lugares.

“Falarei também sobre os benefícios  da  atual  revolução  digital  em  termos  de  maior produtividade, redução de custos, inovação, gestão de conhecimento e de pessoas,etc,casos  e  experiências  bem-sucedidos  no  mundo e  os  desafios  que  temos  pela  frente, com tecnologias  como computação  cognitiva  ou X-Reality, Inteligência  Artificial,  entre outras”, detalha o sócio da everis.

A apresentação da everis está em total conformidade com a proposta da conferência, organizado  pelo Massachussets  Institute  of  Technology  (MIT), pela MIT  Sloan  Latin Americae  pela PageGroup, cujo tema é “The future of Work” e  o  objetivo promover discussões  a  respeito  de  uma  variedade  de  tópicos  ligados  ao  universo  profissional, incluindo novas tecnologias e as mudanças econômicas.

“Decidimos participar porque a tendência é que pessoas e locais de trabalho se tornem cada  vez mais  digitais. Para  se ter  uma  ideia, a  estimativa  é  que 62%  dos  empregos tenham em breve pelo menos 30% de suas tarefas automatizáveis. Ou seja, agora é o momento ideal para abordaro Digital Workplacee seus impactos relevantes em termos de eficiência, produtividade e retenção de conhecimento”, acrescenta Lopez.

Experiência com Realidade Mista
Em  seu  estande,  a  everis  também  enfatizará  o  Digital Workplace,  oferecendo  aos visitantes  a  experiência  de  utilizar  os óculos  Magic  Leapde  realidade  mista,  que combina  a  realidade  virtual  e  aumentada,  na  qual  os  objetos  são  dinamicamente integrados  ao  virtual,  o que  permite  a  um  executivo,  por  exemplo,  executar  diversas tarefas e resolver questões simultaneamente, ao combinar o mundo real com realidade mista. “O  profissional  pode,  por  exemplo,  participar  de  uma  reunião  e no  mesmo momento selecionar músicas e imagens para uma apresentação, decidir sobre layouts,
ler e-mails, participar de chats, tudo nos óculos, e ter as mãos totalmente livres”, explica Rodrigo Navarro, gerente de X-Reality da everis América.

Mas as possibilidades de utilização dos óculos Magic Leap são diversas. “É possível utilizar  os  óculos  de  realidade  mista  para  fazer  manutenção  remota,  por  exemplo,  de equipamentos  sofisticados,  com  um  técnico  no  Brasil,  conversando  com  outro  no Canadá ou no Japão, trabalhando juntos em tempo real. Ou treinar profissionais antes de  irem  para  plataformas  de  petróleo  ou  minas,  mostrando  todas  as  instalações  e simulando situações de risco. Ou permitir que um médico analise os exames de imagem do  paciente  para  tirar  alguma  dúvida  durante  um  processo  cirúrgico.  Ou  seja,  são múltiplas aplicações, com grandes benefícios para as empresas e os talentos”, salienta Navarro.

Segundo o gerente da everis, além dos visitantes do estande poderem experimentar a realidade  mista  nos  óculos  Magic  Leap,  os  participantes  do  evento  poderão  também participar  da  experiência  vendo  as  mesmas  imagens vistas  pelo usuário  dos  óculos transmitidas  em  um  telão. “Porém,  a  experiência  com  os  óculos  é  só  uma  das abordagens que faremos. Os visitantes poderão conhecer melhor o conceito de Phygital, uma  nova  dimensão  na  experiência  do  cliente  nos  espaços  físicos  de  bancos, financeiras  e  seguradoras,  usando  a  fusão  de  sensores  e edge  computing para aproximar o ambiente físico da interatividade digital”, explica Navarro.

Tecnologias disruptivas

•Inteligência Artificial (IA)–Esta tecnologia tem permeado todas as áreas das empresas. É utilizada como complemento de interfaces conversacionais (tanto no  formato  de  texto,  como  por  voz)  para fornecer  a  elas  maior  capacidade  de entendimento e até empatia com os sentimentos do usuário, o que implica em uma  melhora  de  experiência.  Uma  das  aplicações  mais  claras,  porém,  é encontrada nos novos modelos de call center, realizando atendimento de forma autônoma, sendo denominada como Contact Center Cognitivos. Outra aplicação é em automação de processos de negócios, substituindo os humanos em tarefas repetitivas, como classificação de documentos e em atividades nas quais há a necessidade de um alto nível de processamento de dados. Neste último caso, normalmente  é  combinada  com  RPA  (Robotic  Process  Automation)  para fornecer a ela inteligência, tendo em vista que a RPA se limita a executar ações pre definidas para melhorar processos e ganhar maior eficiência. A combinação das  três  tecnologias  (IA,  RPA  e  interfaces  conversacionais) se  convergem  no conceito de Empresa Inteligente, tanto por meio da administração automatizada dos processos internos, como da gestão inteligente e proativa das relações com clientes e colaboradores, com base na análise de suas necessidades.

•Phygital -consiste  em  uma  nova  dimensão  na  experiência  do  cliente  nos espaços  físicos  de  bancos,  financeiras  e  seguradoras,  usando  a  fusão  de sensores e edge computing para aproximar o ambiente físico da interatividade digital. Isto porque já se percebem grandes mudanças no comportamento dos consumidores, que exigem cada vez mais conexão, eficiência e um tratamento personalizado  e  estratégias  onminichannel  ((websites,  chats,  redes  sociais  e tele atendimentos).  É  um  conceito  que  alia  design  ao  uso  de  tecnologias  para ressignificar  espaços  físicos,  permitindo  entender  melhor  o  cliente,  remodelar sua experiência, aumentar vendas e aumentar a eficiência operacional. Entre as tecnologias   que   envolve   estão   tracking   de   pessoas,   observando   dados demográficos, fluxo, direção e sentimentos; a construção do digital signage com campanhas personalizadas; ferramentas de gestão de filas, com agendamento e  predição  da  quantidade  de  clientes  e  serviços  de  interesse;  segurança  por intermédio de biometria, dentre outras.

•Internet  das  Coisas  (IoT) –Para  a  everis,é  mais  que  uma  tecnologia  é  um paradigma na busca da digitalização do mundo físico. Os equipamentos de IoT são  ativos  tão  relevantes  para  um  negócio  que devem  ser monitorados  para entendê-los melhor  ou  conectados  para garantir em novas  capacidades.  Suas aplicações   e   possibilidades   são   infinitas   quando   convergem   com   outras tecnologias que permitam analisar as informações coletadas pelos dispositivos de IoT, criar dispositivos mais seguros (IoT + Blockchain + DTL) ou dar a eles maior inteligência ou até capacidade de aprender (IoT + IA).

•Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e Realidade Mista (RM) -Estas  tecnologias  geram  experiências  para  clientes  e  colaboradores  com  as quais se é capaz de oferecer realidades digitais geradas por computador para agregar  informação  ao  mundo  real,  ou  até  combinar  ambas  as  técnicas introduzindo  objetos  virtuais.  Os  campos  de  aplicação  mais  comuns  destas tecnologias  estão  ligados  à melhora  da  experiência  do  usuário,  assim  como  a otimização   das   operações.   Neste   último   campo,   sua   combinação   está conseguindo redefinir por completo a inspeção e a manutenção das instalações industriais, por meio do que é conhecido por Twin, dando lugar às infraestruturas orientadas  ao  negócio.  Por  meio  da  sensorização  das  instalações  (IoT),  o processamento das informações que geram tais sensores (IA) e a visualização remota  dos  ambientes  (VR)  ou  de  forma  contextual  nas  próprias  instalações (AR), se muda por completo a forma que técnicos especializados realizam seu trabalho,    podendo    incrementar    a    periodicidade    e    reduzir    custos    de deslocamento.