Marketing da everis se aprimora ao reforçar sua plataforma de comunicação on-line: everisTalks
Quarta-feira, 03 Fevereiro, 2021

Consultoria, cujos negócios são focados em B2B, tinha seu planejamento de Marketing e Comunicação focado na participação de eventos e em iniciativas presenciais. Agora, ferramentas digitais reunidas na plataforma everisTalks ganham força e contribuem para impulsionar as relações com diferentes stakeholders

A pandemia provocou uma revolução nas operações das empresas, que tiveram de se adaptar em tempo recorde para colocar a maioria de seus colaboradores para trabalhar remotamente e atender aos clientes e parceiros da melhor forma possível. Na everis Brasil, consultoria de negócios e TI do Grupo NTT Data, a situação não foi diferente. Todas as áreas da empresa se reinventaram para seguir prestando serviços no novo cenário. Não foi diferente para a área de Marketing e Comunicação que se viu diante do desafio de estabelecer novas formas de comunicação mais eficientes e interativas com seus diversos públicos -mercado, clientes, parceiros e colaboradores em tempo recorde.

“Nós tínhamos um marketing ativo, com participação em diferentes eventos de mercado, como o CIAB, por exemplo, e realização de eventos próprios, menores e mais focados em diferentes temas e públicos, além de já termos alguns canais de comunicação on-line – como o blog Medium, o everisTalks webinars e os podcasts”, explica Flávia Zannier, diretora de Marketing e Comunicação da everis Brasil. Segundo ela, com a quarentena, os eventos presenciais foram imediatamente cancelados e era preciso adequar todo o planejamento de marketing e comunicação, focando em ações e canais digitais. No início, foi tudo muito intenso, pois primeiramente tiveram de se adaptar para responder rapidamente a uma nova realidade. Na sequência foi necessário rever toda a estratégia para só então renovar a forma de interagir com seus interlocutores.

O primeiro passo da equipe de Marketing e Comunicação da consultoria foi reforçar a presença da everis nos canais digitais existentes, com webinars e podcasts, abordando temas relacionados às necessidades imediatas dos negócios e tecnologia naquele momento. “Antes nós tínhamos um webinar mensal, agora fazemos um por semana para mantermos contato direto com clientes, parceiros e talentos, com conteúdos de negócios e tecnologia a respeito de diferentes demandas e tendências de mercado, como IA para a comunicação empresarial: Revolucionando a estratégia de atendimento aos clientes, e A jornada para nuvem: Saiba quais são as principais tendências Cloud, entre outros temas”, detalha Flávia.

A produção e divulgação de podcasts também foi ampliada de 28 episódios no ano de 2019 para 46 no período de abril a dezembro de 2020, contando com a colaboração de profissionais da everis, de clientes e de parceiros, que conquistaram a audiência de 3.042 ouvintes em 2020, um crescimento de 41% no número de ouvintes em relação ao ano passado.

Simultaneamente, foram realizadas diversas ações de comunicação interna para informar e tranquilizar os colaboradores, como comunicados via e-mail, e outras plataformas, como o everisyou, aplicativo interno, que acabou de completar três anos. “Colocamos em prática também um programa de relacionamento on-line para apresentar e estreitar a relação do nosso CEO, Ricardo Neves, que entrou na empresa em abril, no início da pandemia, com nossos stakeholders, que incluiu cafés da manhã, happy hours, pizzadas e até uma grande festa junina com participação de mais de 1.300 colaboradores on-line. Em dezembro, fizemos ainda uma retrospectiva da empresa, gravada em estúdio no formato um programa de TV, que foi transmitido para toda a empresa”, ressalta a diretora de Marketing e Comunicação da everis Brasil.

Em abril, o novo planejamento de comunicação para 2020 estava estruturado, tendo como principal iniciativa o reforço da plataforma de marketing e comunicação digital: everisTalks. O marco foi a criação da primeira conferência anual digital – everis Talks: Digital Conference Brasil, que ocorreu de 15 a 23 de julho, tendo como tema principal Road to the Next Normal. “Contamos nesse evento com a participação de clientes importantes, como Vivo, Itaú, Sulamérica, entre outros, e de parceiros, como Microsoft, Salesforce etc., que trouxeram visões e tendências interessantes de seus respectivos setores. Além disso, aproveitamos para apresentar uma pesquisa exclusiva sobre a importância dos trabalhadores informais para o crescimento dos negócios e da economia”, pontua Flávia. O sucesso do evento brasileiro deu origem a uma iniciativa latino-americana, no mesmo formato, e o tornou perene. A partir de 2021, haverá todo ano um grande evento digital latino-americano, com a participação dos principais clientes e parceiros da região, discutindo tendências, demandas de mercado e desafios futuros.

A excelente receptividade da conferência digital motivou também a everis a desenvolver uma série de eventos direcionados para discussões executivas sobre todo o processo de transformação digital pelo qual as empresas estão passando, chamado everisTalks round table. Essa iniciativa recebe mensalmente, executivos de grandes empresas, especialistas da everis e do mercado. No final de 2020, a everis também iniciou alguns formatos híbridos de mesas redondas, nos quais, além do conteúdo de negócios, a consultoria começou a trazer convidados especiais, como chefs gourmet para proporcionar experiências exclusivas aos clientes em lives interativas, produzidas em estúdios devidamente preparados.

A primeira conferência digital deu origem a everisTalks Magazine, que levou aos clientes reportagens sobre todos os temas abordados no evento, além de uma visão do novo CEO da everis sobre as perspectivas da consultoria e do mercado para os próximos anos, no chamado novo normal. A consultoria adaptou ainda meetups, encontros presenciais direcionados para as comunidades de inovação, startups, universidades e estudantes de cursos técnicos e de negócios, que antes eram realizados presencialmente na sede em São Paulo, para o modelo virtual everisTalks Meetup, “Acreditamos que a grande adesão às nossas iniciativas digitais, em especial no primeiro quadrimestre da quarentena, se deve ao fato de termos utilizado diversas opções de ferramentas para ganhar a atenção dos participantes, como realidade aumentada, mesas redondas com convidados e experiências híbridas”, ressalta Flávia.  De acordo com a executiva da everis, a participação só nos eventos digitais cresceu 350% nos nove meses de 2020 em comparação com todo o ano fiscal de 2019. “Isso significa que conseguimos ir muito além de apenas nos mantermos conectados com o mercado e com os clientes”, comemora a executiva. Todo o conteúdo produzido está disponível na plataforma everisTalks para ser conhecido pelo público corporativo em geral.

A everis acredita que a transformação digital chegou definitivamente e que a atuação das áreas de Marketing e Comunicação das empresas dos mais diversos setores está vivendo uma nova revolução. “Mesmo com o início da vacinação, o processo de retomada de eventos presenciais não ocorrerá este ano e os eventos e ações digitais e híbridos, continuarão ganhando força nos planejamentos das empresas. Isso porque as pessoas vivem hoje em um novo ritmo, que exige que a informação e as iniciativas cheguem a elas onde estiverem, na hora e na quantidade certa, de maneira cada vez mais personalizada”, avalia a diretora da everis Brasil.

Por essa razão, o planejamento de Marketing e Comunicação da everis para 2021 conta com diversas ações e experiências virtuais para seus diferentes públicos, investimentos ainda mais consistentes em mídias sociais e programáticas, assim como em marketing de conteúdo. “É claro que pretendemos desenvolver eventos e encontros presenciais, a partir do momento em que a pandemia estiver controlada, pois as pessoas gostam e precisam do contato pessoal, mas certamente não faremos isso na mesma proporção de antes da pandemia. O Marketing e as Comunicações tendem a ser cada vez mais híbridos, com estratégias alinhadas para garantir que as pessoas interajam nas vidas real e virtual e nossa plataforma everisTalks será parte essencial da estratégia de relacionamento para 2021”, conclui a executiva.