Neurobots é startup vencedora do Empreenda Saúde 2019
sexta-feira, 01 Novembro, 2019

A startup criou um exoesqueleto controlado pelo cérebro, que ajuda na recuperação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs), destacando-se entre os seis finalistas do Prêmio da fundação everis

Ontem, dia 30 de outubro, no espaço de eventos da FIESP, em São Paulo, a fundação everis anunciou a Neurobots, como a vencedora do V Prêmio Empreenda Saúde, pelo projeto de desenvolvimento de um exoesqueleto controlado pelo cérebro capaz de recuperar pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) e que não conseguem mais evoluir a partir de técnicas convencionais.

Na premiação, criada para  promover o empreendedorismo na área de saúde em diferentes esferas da sociedade e apoiada pelo InovaHC, movimento que objetiva incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), bem como de dois núcleos de inovação associados, InovaInCor e CITIC, a Neurobots se destacou entre seis finalistas, selecionadas de um total de 170 projetos participantes de todo o Brasil.

O exoesqueleto, criado pela Neurobots, propicia uma prática mental, na qual o paciente se imagina como se estivesse movendo sua mão afetada, mesmo que não consiga movimentá-la. Desta forma, o sistema identifica o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto que fecha e abre sua mão novamente para a execução de exercícios. A startup comprovou que ao realizar este exercício por 40 minutos durante duas semanas é possível alterar as conexões neurais de forma permanente, estruturando uma nova via neural, que auxilia na recuperação da mão.

“Foi muito desafiador, porque concorremos com vários competidores qualificados, além da grande oportunidade de receber o reconhecimento da everis e de referências do mercado de saúde. É também uma grande conquista poder defender o Brasil na competição da fundação everis concorrendo com startups muito qualificadas de todo o mundo”, comemora Júlio Dantas, CEO da Neurobots.

Antonio Carlos Valente, presidente da fundação everis Brasil, destaca que a solução apresentada pela Neurobots, além de inovadora, é extremamente relevante pois pode beneficiar um número considerável de pessoas, levando-se em conta que, em média 1,5 milhão de brasileiros, sofrem acidentes vasculares celebrais, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Depois de sofrer um AVC, a pessoa passa por grandes desafios para recuperar as funções físicas e contar com o apoio de soluções criativas e eficazes como a da Neurobots, pode ser essencial para recuperar a qualidade de vida. Esta foi uma das razões para esta solução ser a ganhadora”, ressalta Valente.

Para Guilherme Rabello, gerente Comercial do InovaInCor e Membro do Comitê Executivo do InovaHC, a premiação só reforça o potencial inovador brasileiro na área da Saúde. “Vermos projetos inovadores que impactam significativamente a vida dos pacientes e seus familiares é algo que apreciamos muito em iniciativas como o Prêmio Empreenda Saúde, pois demonstra que temos empreendedores muito qualificados no País na área de saúde”, acrescenta o gerente.

A cada edição, os projetos apresentados estão mais sofisticados e contribuem mais efetivamente para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do mercado de saúde nacional. “Nós nos sentimos mais felizes por estarmos contribuindo para que novos empreendedores mostrem seus trabalhos para referências nacionais do setor e tenham seus projetos analisados e muitas vezes viabilizados para auxiliar empresas, pacientes e a sociedade a terem melhores serviços de saúde”, completa Pereira.

A Neurobots foi escolhida por um comitê composto por membros renomados das áreas de ensino, pesquisa e inovação, e de empresários das mais diversas esferas da saúde no País. O júri avaliou os 170 projetos em três categorias:

•    Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;
•    Orientação direta ao paciente - que inclua no ciclo de prevenção tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;
•    Impacto na rede de saúde - projetos com focado na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.

“Felizmente, todos os anos os projetos apresentados se mostram cada vez mais inovadores e bem-estruturados, com a busca efetiva de soluções para problemas sérios que afetam os pacientes, as empresas de saúde e a rede de saúde como um todo. Isto reforça a importância da iniciativa da fundação everis para garantir o empreendedorismo e a inovação na área de saúde nacional”, afirma Roberto Celestino Pereira, gerente de Iniciativas de Inovação da everis.

A Neurobots receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil reais, além de orientação profissional especializada da everis. Além disso, a startup representará o Brasil na everis Talent Week, na Espanha, entre os dias 26 e 28 de novembro, evento no qual será anunciado o vencedor global do Prêmio da fundação everis, que cobrirá as despesas de viagem de um representante da Neurobots.

Acesse e confira mais detalhes sobre o Prêmio Empreenda Saúde no premioempreendasaude.com.br.