NTT DATA e everis definem finalistas do 10º Concurso de Inovação Aberta (Open Innovation Contest)
Quarta-feira, 27 Novembro, 2019

As startups brasileiras que se destacaram foram Comexchain, Crawly, Everlog, Go! Smartcity Marketplace, Looqbox Mindify e Zapt Tech. Estas empresas se destacaram dentre diversas startups de todo o Brasil, e o grande vencedor será escolhido durante o CASE, maior evento de empreendedorismo na América Latina 

Brasil, 25 de novembro de 2019 – A NTT DATA e a everis, multinacional de consultoria do grupo NTT Data, que oferece soluções de estratégia e de negócios, definiram as sete finalistas brasileiras do 10° Concurso de Inovação Aberta, que concorrerão com outras startups de negócios de diversas partes do mundo com a apresentação de projetos tecnológicos capazes de tornar o mundo melhor.  

As startups brasileiras finalistas que farão suas apresentações a um júri de especialistas da NTT Data, da everis e do mercado corporativo durante o CASE, maior evento de startups do País, no dia 28 de novembro, às 14 horas, no Transamérica Expo em São Paulo são: 

  • Comexchain – plataforma que impulsiona o desempenho de importadores e exportadores ao realizar o tracking de operações do comércio internacional, automatizando tarefas diárias por reunir as informações das empresas que, em geral, se encontram dispersas em vários agentes, que usam aplicativos diferentes. Para isto, utiliza técnicas de cluster, que atuam como um middleware para integrar plataformas e acompanhar as informações. Seu website utiliza tecnologia Blockchain, o que dá maior segurança e transparência nas transações de documentos entre empresas. Portanto, agrega dados e integra pessoas, economizando tempo e reduzindo os custos dos negócios. 
  • Crawly – ferramenta de análise e geração de insights, que por meio de data mining, crawlers, scrapers e machine learning, procura entender o negócio de seus clientes e necessidades específicas a fim de absorver, analisar e oferece insights de uma vasta gama de fontes de informação. Pode auxiliar as empresas na coleta de preços, análise de fraudes, levantamento de certidões, processos judiciais, Compliance e RPA, entre outras demandas. Além disso, cria robôs customizados obter e avaliar informações que tragam mais inteligência aos negócios de seus clientes. 
  • Everlog – soluções e serviços de inovação tecnológica para logística das indústrias. Objetiva facilitar processos de gestão de transportes, desenvolvendo soluções acessíveis que otimizam a auditoria de fretes, descomplicam o monitoramento de entregas e facilitam as cotações.
  • Go! Smartcity Marketplace - primeira cidade virtual com interações de compra e venda reais do mundo. Integra o físico e o virtual transformando o comércio tradicional em e-commerce. Além disso, fomenta os empreendimentos locais ampliando seu raio de alcance para toda extensão da cidade. Desta forma, é possível ao consumidor se autoatender, comprar e receber aonde estiver. 
  • Looqbox – solução de visualização de dados que permite maior clareza na hora da tomada de decisão. Atua de modo prático como um "google para empresas", que fornece uma ferramenta com layout simples no qual o usuário pesquisa o que deseja. 
  • Mindify – software para automação e gestão de protocolos da medicina, baseado em evidências e otimizado para reduzir a burocracia e estimular diagnósticos precoces. Seu objetivo é facilitar os procedimentos clínicos e ajudar os médicos a considerar doenças que não fazem parte de sua rotina. Depois de obter um diagnóstico suspeito, eles podem escolher protocolos específicos para uma investigação mais aprofundada ou encaminhar o paciente a um especialista por telemedicina ou para atendimento pessoal. Oferece ainda treinamentos médicos e auxilia no gerenciamento de equipes médicas. 
  • Zapt Tech – primeira empresa do Brasil especializada no posicionamento em espaços cobertos e em transações por proximidade.  É especialista em Indoor Positioning System (IPS), Location Based-Services (LBS) e Proximity Services, provendo tecnologias de ponta a ponta para localizar e orientar usuários em espaços cobertos, circuitos turísticos e mapas humanizados, bem como em contextos que viabilizam transações disruptivas ultrarrápidas por mera proximidade. 

Depois das apresentações no case, os especialistas do júri vão escolher a startup brasileira que desenvolveu o negócio mais inovador. O vencedor receberá apoio de uma equipe exclusiva de consultores, tecnólogos e especialistas técnicos e de negócios, que trabalharão em conjunto para auxiliar na viabilização e aperfeiçoamento do negócio. Além disso, o vencedor da etapa brasileira concorrerá na grande final no Japão, no dia 20 de janeiro de 2020, e terá acesso a tutorias e conexões de negócios importantes a partir de sua base de clientes e redes profissionais da NTT Data e da everis.  

O 10º Concurso de Inovação Aberta (Open Innovation Contest) contou com a participação de startups ao redor do mundo – em 15 cidades de 13 países. Para ver a lista completa, clique aqui. No Brasil participaram da competição deste ano 36 startups dos seguintes setores: Ciências da Vida e da Saúde; Finanças, Seguro & Pagamentos; Automobilística & Fabricação como Serviço; Telecom & IoT; Frente In-Store & Digitalização de Marketing; Automação Inteligente; Distribuição de Dados e Inovação Social Disruptivas. 

“Ficamos positivamente surpresos com a qualidade dos projetos apresentados e seus respectivos potenciais de mercado, o que tornou realmente difícil a escolha dos sete finalistas. Agora, eu e todos os especialistas do júri teremos outro grande desafio: escolher entre eles o melhor, que representará o Brasil na grande final global da NTT Data”, reforça afirma Roberto Celestino Pereira, Head de Inovação da everis Brasil. 

A campeã do concurso mundial no ano passado foi a FlytBase, estabelecida em Pune, na Índia, que trabalhou com especialistas da NTT DATA para aplicar a primeira plataforma de Internet de Drones do mundo, conectada com aplicativos de negócios com base em nuvem. No Brasil, a vencedora em 2019 foi a TNH Health, que concorreu com 42 startups. “É sempre muito gratificante participar da análise e seleção das melhores startups de inovação inscritas, pois temos a oportunidade de ajudar boas empresas a viabilizarem e expandirem seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional”, reforça Pereira.