O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a NTT DATA assinam um “Memorandum of Understanding” para promover a inovação aberta e a transformação digital na América Latina e no Caribe
Quarta-feira, 31 Outubro, 2018

NTT DATA, uma das dez maiores empresas de serviços de TI a nível mundial, anuncia a assinatura de um “Memorandum of Understanding” entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento “BID” e a NTT Data, para promover programas e projetos de inovação e transformação digital na América Latina e no Caribe.

Este memorando de entendimento formaliza uma estrutura de cooperação não exclusiva, e facilita a colaboração para a promoção de programas e projetos de inovação e transformação digital na América Latina e no Caribe para qualquer tipo de organização e empreendedores.

Particularmente, as duas organizações explorarão uma possível  cooperação  nas seguintes áreas:

a- Promover a inovação aberta e a transformação digital, através da criação e disseminação do conhecimento de novas tecnologias disruptivas e emergentes, nos eventos ou “PoC” provas de Conceito, (provas que validam que uma teoria ou conceito tem um potencial prático), entre outros

b- Apoiar a criação e o crescimento de ecossistemas digitais abertos, colaborativos, neutrais e inclusivos, que sejam impulsionados pela Blockchain / DLT, IoT, Big Data, Inteligência Artificial, Computação Quântica e pela Realidade Virtual.

c- Apoiar os consórcios e/ou associações, que promovam ecossistemas tecnológicos agnósticos de forma transparente.

d- Apoiar o desenvolvimento e a expansão de casos de uso em tecnologias disruptivas e emergentes, com alta relevância social e / ou ambiental em áreas temáticas como Smart Cities, fintech, agtech, integração regional, logística, saúde, governo eletrônico, entre outros.

e- Colaborar na promoção de padrões tecnológicos para o apoio do desenvolvimento integrado e colaborativo de plataformas regionais.

f- Identificar as melhores técnicas globais e transferi-las para a América Latina e o Caribe; incluindo o apoio para o desenvolvimento de redes de empreendedores entre as regiões.

O BID e a NTT Data definirão que o acordo poderá incluir, mais adiante, outras ações relacionadas.

Para Kazuhiro (Kaz) Nishihata, Senior Executive Vice President da NTT Data, “Construir juntos esta ambiciosa iniciativa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para promover a transformação digital na América Latina e no Caribe, para implementar diversas ações na criação de processos disruptivos e inovadores, acelerará de forma exponencial o desenvolvimento da região e é um valioso fator de mudança e inclusão”.

“Existem numerosas oportunidades para empresas, organizações e cidadãos de um mesmo ou diferente território, para colaborar e aprender um com o outro, no que se refere ao uso das tecnologias digitais; que estão transformando, fundamentalmente, nossas sociedades”, afirmou Bernardo Guillamon, Gerente do Escritório de Alianças Estratégicas do Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Nossa aliança com a NTT Data nos ajudará a proporcionar à América Latina a ao Caribe, ideias fundamentais e melhores práticas para a transformação digital”.

Esta ação memorável aconteceu na Foromic 2018 na cidade de Barranquilla, Colômbia.