Abertas candidaturas para os everis Awards Portugal
Segunda, 06 Abril, 2020

everis Portugal e a fundação everis anunciam a abertura das candidaturas para a 19ª edição dos everis Awards Portugal, que devem ser submetidas até ao dia 21 de Junho em www.everisawards.pt. Numa altura em que o Planeta se vê confrontado com um desafio sem precedentes na vida moderna, o combate à pandemia provocada pelo COVID-19, acreditamos que a inovação e o empreendedorismo podem ser dois veículos para a comunidade internacional superar este desafio global.

Procuram-se projetos de base tecnológica que se encontrem, pelo menos, em fase de prototipagem, ou seja, com um produto mínimo viável ou um modelo que confirme a solução para o problema identificado. Algo que permita gerar uma transformação positiva e duradoura na vida das pessoas ou contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Os prémios visam selecionar o melhor projeto a nível nacional de entre as categorias: Novos Modelos de Negócio na Economia Digital, Tecnologias Setoriais e Biotecnologia e Saúde. O projeto vencedor da edição local irá receber um valor em numerário de 10.000 Eur, acrescidos de serviços de consultoria de 7.000 Eur, que visam a preparação para a final global. O vencedor global irá receber um prémio monetário de 60.000€ e serviços em mentoria avaliados em 10.000€.

O júri da 19ª edição dos prémios everis, composto por empreendedores, entidades representativas do meio académico e empresarial de cada uma das categorias a concurso, vai avaliar o nível de inovação, o modelo de negócio e a solução apresentada. Também, a competição global inclui  a participação na everis talent week, permitindo aos vencedores de 10 países a assistência em conferências, seminários e eventos com investidores que abordam o tema da inovação e do empreendedorismo. Nesta semana os concorrentes irão apresentar os seus projetos a um júri que vai deliberar o vencedor.  

Em edições anteriores, os projetos portugueses já conquistaram dois primeiros lugares na final internacional, assim como duas Menções Honrosas. A edição portuguesa de 2019 dos prémios everis foi conquistada pela LifeTag Diagnóstics, uma empresa sediada no Biocant, Park, em Cantanhede, que se propôs desenvolver um marcador de diagnóstico da permeabilidade intestinal. Uma tecnologia que permite diagnosticar a patologia com mais precisão, de forma não invasiva e sem efeitos secundários, reduzindo de forma significativa o incómodo sentido pelos doentes.