A everis disponibiliza gratuitamente solução de teleassistência médica para epidemias ou pandemias
Terça, 28 Abril, 2020

A crise sanitária causada pelo COVID-19 tornou-se num desafio global em todos os setores da sociedade. A rápida propagação do coronavírus está a pôr à prova todos os métodos de diagnóstico e acompanhamento da doença dos sistemas de saúde. Neste contexto, a everis disponibiliza de forma gratuita às instituições de saúde, públicas e privadas, o ehCOS Remote Health, uma solução integral de acompanhamento remoto de pessoas, que pode ser utilizada em situações de epidemia ou pandemia, como é a resposta à crise COVID-19. Trata-se de uma solução única no mercado, que oferece cobertura integral do processo de acompanhamento remoto, incluindo auto triagem, acompanhamento virtual, gestão e análise de dados.

Com esta solução os canais de cuidados e de acompanhamento não presenciais podem ser ativados, reduzindo assim a pressão sobre o Sistema de Saúde e a necessidade de cuidados presenciais, protegendo os profissionais de saúde, o nosso principal ativo para fazer frente a esta pandemia. O ehCOS Remote Health permite que o próprio paciente se submeta a uma auto triagem e receba um diagnóstico orientador. Mediante um questionário, o paciente pode selecionar quais os sintomas e patologias prévias, para assim receber um diagnóstico, e recomendações, graças ao algoritmo da aplicação que integra todo o processo. Graças a estes dados, a partir do sistema é possível manter um acompanhamento telefónico dos pacientes diagnosticados e daqueles que, ainda sem terem resultados positivos, sentem uma agudização dos sintomas. Além disso, aquelas pessoas que prestem ajuda aos doentes, passam também a dispor de canais de comunicação.

Mediante um sistema de videoconferência e um chat integrado na aplicação, consegue-se uma coordenação total entre o paciente, o profissional de saúde e o cuidador. Durante todo o acompanhamento da doença, atualizam-se as variáveis que o paciente introduz no sistema, para que todos os envolvidos estejam a par da evolução. Desta forma, o ehCOS Remote Health dispõe de um espaço dedicado à partilha de informação de interesse para os pacientes, e à elaboração de formulários dinâmicos, para que o paciente receba informação adicional.

Este sistema, desenvolvido pela everis, permite que as instituições compilem dados para análise da evolução clínica dos pacientes e da atividade. O ehCOS Remote Health já é utilizado em várias organizações de saúde, como o Hospital San Joan de Deu, em Espanha, que disponibilizou este sistema aos seus pacientes, como forma de interação não presencial entre o profissional e o paciente, ou o Hospital Bellvitge, também em Espanha, que utiliza este sistema para a monitorização à distância de pacientes com insuficiência cardíaca.