Mitsubishi Corporation e NTT DATA iniciam parceria para utilização global de RPA
Quarta, 30 Junho, 2021

A Mitsubishi Corporation (MC), a maior empresa comercial do Japão, e a NTT DATA, um fornecedor de serviços de negócios digitais e TI, anunciam o início de uma colaboração para a utilização global de automação de processos robóticos (RPA).  As empresas começaram a colaborar na área da transformação digital (DX) na América Central e do Sul em maio de 2020, e vão promover a DX do Grupo MC a nível global, bem como comercializar a solução WinActor® RPA, utilizando a base de clientes do Grupo MC e do Grupo NTT DATA. A NTT DATA planeia distribuir 5.000 licenças a empresas e instituições governamentais fora do Japão até ao final de 2024, acelerando este esforço através da colaboração com o Grupo MC.

Em dezembro de 2019, a Mitsubishi Corporation e a NTT Corporation (NTT) anunciaram uma parceria empresarial para prosseguir a transformação digital industrial. Desde esse anúncio, as duas empresas investiram em conjunto na HERE Technologies, um prestador de serviços sediado em Amesterdão, na Holanda, e criaram a joint venture, Industry One, Inc., na indústria da distribuição de alimentos, uma área em que a MC é especializada e tem acumulado vastos conhecimentos. No decorrer dessa união, as empresas procuraram uma estrutura para conseguir transformar os negócios da MC, utilizando as tecnologias digitais da NTT DATA. Recentemente, junto com a utilização da tecnologia blockchain para procedimentos comerciais através do TradeWaltz® platform, as empresas estão a prosseguir a utilização da solução WinActor® de processos globais de automação robótica, desenvolvida pela NTT, e atualmente em uso nas empresas do Grupo MC Mitsubishi Shokuhin Co., Ltd. e Metal One Corporation.

 

Início da cooperação na área de DX na América Central e do Sul

Em outubro de 2020, a empresa do Grupo MC, Metal One do Brasil Industria, Comercio e Representação Comercial Ltda ("Metal One Brasil"), juntamente com a empresa do Grupo NTT DATA, a everis Brasil, tornou-se a primeira empresa do Grupo MC na região da América Central e do Sul a apresentar o WinActor®. Em janeiro de 2021, a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. ("MC Brasil") realizou um concurso de robots (concurso de melhoria de operações comerciais) no qual os robots criados pelas equipas competiram para testar o seu desempenho. Os robôs são atualmente utilizados numa vasta gama de domínios, tais como relatórios sobre as condições económicas e de mercado, bem como para assuntos contabilísticos e jurídicos. Contribuem ainda para a poupança de mão-de-obra, para uma maior eficiência e precisão dos processos de negócio, e através da procura continua pela melhoria dos métodos e processos empresariais, otimizam processos de empresas individuais e de empresas de um mesmo grupo.

A MC Brasil e a everis Brasil celebraram, em março de 2021, um contrato de framework para a promoção e implementação de DX em diversas áreas de negócio, e em maio desse ano celebraram um contrato de cooperação que incluía a introdução do WinActor® na Região Centro e Sul da América do Sul. Daqui para a frente, as empresas acelerarão ainda mais a cooperação no negócio da DX. Através destes contratos, a MC e o Grupo NTT DATA visam distribuir o WinActor® em dez países da América Central e do Sul, incluindo o Brasil, Chile e Colômbia. Além de fornecerem WinActor®, as empresas vão combinar o conhecimento da indústria da MC com o conhecimento digital do Grupo NTT DATA para trabalhar em conjunto para a DX industrial na região, focando-se num vasto leque de áreas e indústrias, incluindo infraestruturas de telecomunicações e soluções industriais.

O Presidente Kato da Metal One Brasil, que está a desenvolver esta atividade na região Centro e Sul-Americana, após a introdução do WinActor® pela sede do Metal One, em 2017:  "O Metal One fornece processamento e distribuição de produtos siderúrgicos para as indústrias automóvel, construção e construção naval - os principais sectores industriais do Japão, portanto a transmissão, gestão e análise rápida e precisa dos dados de transações, desempenha um papel extremamente importante. A sede e sucursais da Metal One no Japão foram as primeiras a adotar esta ferramenta japonesa de RPA, o WinActor ®, para os seus processos operacionais em 2017, e reforçaram continuamente as suas funções de serviço de informação. Atualmente, 123 processos do WinActor® são utilizados todos os dias. Existem muitos fabricantes japoneses a operar na América Central e do Sul, e vamos apresentar o WinActor® no Metal One Brasil, como fizemos no Japão, e começar a usá-lo rapidamente, para fortalecer a nossa função de serviço de informação. De futuro, esperamos incentivar os clientes do Metal One Brasil a adotarem a RPA, e a trabalharem com o Grupo NTT DATA para apoiar os fabricantes japoneses na América Central e do Sul."

O CFO Watanabe, da MC Brasil, que realizou o concurso de robots, e está a promover a aliança de negócios DX na região centro e sul-americana: "A MC Brasil introduziu a RPA com o apoio do Grupo NTT (everis Brasil e NTT DATA), através de um concurso. Houve um claro benefício em termos de melhorias e utilização operacionais para as empresas, e conseguimos formar muitos colaboradores com competências informáticas. O facto de termos tido a possibilidade de assegurar uma ponte para futura expansão no campo industrial DX para a região centro e sul-americana é muito significativo. Além disso, a MC e a NTT têm culturas corporativas semelhantes, e esta colaboração proporciona vantagens e benefícios. De futuro, vamos combinar conscientemente o conhecimento da indústria da MC com o conhecimento digital da NTT DATA, vamos trabalhar de forma estreita com o Grupo NTT num vasto leque de áreas para a DX industrial na região centro e sul-americana, incluindo o serviço de tecnologias HERE e na colaboração no campo das infraestruturas de telecomunicações."

 

Início de uma aliança empresarial para a utilização global de RPA

Juntamente com a apresentação do RPA dentro da MC Group, as duas entidades irão trabalhar em conjunto para oferecer o WinActor® à base global clientes da MC. A MC pretende reforçar as suas soluções de oferta aos clientes na área digital, enquanto que a NTT DATA procura acelerar a difusão das suas ofertas digitais a nível global, apoiar a digitalização para um vasto leque de indústrias e fornecer soluções para os problemas sociais.

A NTT DATA tem vindo a prestar apoio à automação na sede do MC e em 67 empresas do grupo desde 2017, principalmente a escritórios no exterior na região Ásia-Pacífico. Daqui para a frente, a WinActor® e a assistência técnica ao Grupo MC será assegurada pelas empresas do Grupo NTT DATA, concentradas na everis Brasil, numa base continuada em países de todo o mundo. A NTT tem uma estrutura de vendas para os centros de apoio WinActor® e centros de apoio globais em 76 países, proporcionando um quadro sólido para vendas e suporte de implementação para a utilização de RPA dentro e fora do Grupo MC.

A NTT DATA planeia distribuir 5.000 licenças para o WinActor® a empresas e instituições governamentais fora do Japão, até ao final de 2024, acelerando este esforço através da colaboração com o Grupo MC.